“Saio da minha zona de conforto para trabalhar pela fronteira e o MS”, diz Carlos Bernardo

Em entrevista a PodCast, empresário da fronteira confirmou pré-candidatura à Câmara Federal em 2026

Outubro 21, 2025 - 13:23
“Saio da minha zona de conforto para trabalhar pela fronteira e o MS”, diz Carlos Bernardo
“Saio da minha zona de conforto para trabalhar pela fronteira e o MS”, diz Carlos Bernardo

“Acredito que chegou o momento de contribuir mais diretamente com nosso Estado e nosso país”, disse o empresário Carlos Bernardo, durante conversa com amigos e colaboradores sobre sua disposição em disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026.
Nesta segunda-feira, Carlos Bernardo concedeu entrevista ao PodCast apresentado por Tião Prado e Dora Nunes no canal do pontaporainforma, retransmitido pela rádio Cerro Corá 91,5 FM. 
Bernardo é gestor de empresas na região de fronteira entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), sendo o criador do curso de medicina na Universidade Central do Paraguai em Peddro Juan Caballero, com uma das maiores e melhores infraestrutura em ensino de medicina no Paraguai e listada entre as melhores da América Latina.
Carlos Bernardo é o administrador do Monarca Group, conglomerado que atua nos setores de educação, mineração, agronegócio e pecuária. 
Está filiado ao PT de Mato Grosso do Sul para disputar as eleições de 2026 e hoje figura como pré-candidato a deputado federal pelo Mato Grosso do Sul.
Questionado por amigos e colaboradores sobre a pavimentação do projeto para disputar as eleições do próximo ano, Bernardo afirmou estar decidido a "sair da zona de conforto" tanto na vida pessoal quanto profissional para trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento da região de fronteira e de todo o Mato Grosso do Sul.
Um dos projetos de grande repercussão é a construção do hospital binacional na fronteira, cujas etapas iniciais já foram concretizadas. 
Fundador e gestor do Monarca Group, Bernardo destaca-se pela geração de centenas de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e regional. 
“Tenho orgulho do papel que nossas empresas desempenham no desenvolvimento econômico e social, mas entendo que é possível fazer ainda mais pelo Mato Grosso do Sul através da política”, declarou.
A entrada de Bernardo na pré-corrida eleitoral de 2026 já movimenta os bastidores políticos e empresariais do Estado, sinalizando o surgimento de uma liderança que traz, além da experiência no setor privado, um discurso voltado para inovação e desenvolvimento sustentável.
Com experiência consolidada na gestão de grandes projetos, Carlos Bernardo afirma que seu principal objetivo é dar voz às demandas do interior do Estado e promover políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e a geração de empregos.
A pré-candidatura passa por várias etapas, com Bernardo conversando com diferentes setores para detalhar suas propostas e dialogar com as diversas correntes sócio-econômicas da sociedade sul-mato-grossense.