CBF anuncia uma série de medidas para minimizar erros de arbitragem

Entidade comunicou atos durante reunião com clubes para tratar de reclamações

CBF anuncia uma série de medidas para minimizar erros de arbitragem

A CBF anunciou na tarde desta terça-feira (26), em reunião com dirigentes dos principais clubes do país para tratar de reclamações sobre arbitragem, uma série de medidas que visam reduzir a interferência dos homens do apito nos jogos.



GALERIA
+ Veja as chances de título, classificação à Libertadores e rebaixamento ao fim do 1º turno do Brasileirão

Presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme afirmou que a ideia de reunir os presidentes dos clubes das séries A e B já estava em seus planos desde o início do trabalho, que começou a dois dias do início do Brasileirão Assaí. Com o fim do primeiro turno, criou-se a oportunidade para realizar esse encontro.

"O objetivo desse encontro é o desenvolvimento coletivo, a gente está buscando elementos de análise para que a gente possa crescer. Para não ser um trabalho repetitivo do que já não deu certo, para ser diferente", disse Seneme.

O ex-árbitro também fez importantes anúncios para o futuro da arbitragem brasileira. Pela primeira vez, será feita uma intertemporada presencial com 95 árbitros de todo o Brasil, entre 1º e 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Além disso, os árbitros terão à sua disposição 840 perfis em plataforma de vídeo e estatísticas para que assistam aos lances dos jogos em que atuam, analisando acertos, revisando erros e recebendo online, com mais agilidade, a avaliação dos instrutores.

A Comissão de Arbitragem ainda anunciou que criará o quadro VAR-CBF, com 128 árbitros homologados, e realizará sessões de treinamentos práticos presenciais mensais, a partir de agosto. Grupos serão levados ao Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, no Rio de Janeiro, para aperfeiçoamento constante.

Outras medidas anunciadas por Seneme foram: a realização da pré-temporada anual para a arbitragem da CBF; o estabelecimento do Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (Pada), com assistência multidisciplinar integrada; a publicação de áudio e vídeo das principais checagens e revisões em até 24 horas após a partida na Série A e 48 horas na Série B; a disponibilização da linha virtual de impedimento ao vivo para as transmissões da TV, que já tem sido realizada nas últimas rodadas; e o fornecimento de simuladores do VAR para treinamento online a distância e presencial semanal.

"Eu tenho certeza de que nós temos a capacidade de melhorar a arbitragem brasileira. Eu não tenho dúvida disso. Se os clubes tiverem um pouco de compreensão e nos apoiarem, isso vai facilitar muito o desenvolvimento. E vocês vão se beneficiar no final. Eu vejo qualidade nos árbitros. A gente precisa se acercar deles, monitorá-los, para que eles melhorem o desempenho", completou Seneme.

Fonte:https://esportes.r7.com/lance/cbf-anuncia-uma-serie-de-medidas-para-minimizar-erros-de-arbitragem-26072022