Após bandeira vermelha, hospitais do DF retomam atendimento normal
HRL e HRG passaram por reavaliação, na manhã desta quarta-feira (26/10), e retomaram atividades normais, segundo a Secretaria de Saúde do DF
O Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, e o Hospital Regional do Gama (HRG), que estavam em situação de bandeira vermelha, passaram por reavaliação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), na manhã desta quarta-feira (26/10), e retomaram as atividades normais.
Na terça-feira (25/10), a SES-DF havia decretado bandeira no HRL, o que permitia receber apenas casos graves. A indicação aos pacientes era de que procurassem ajuda nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou em outras regiões administrativas.
Em nota enviada à reportagem, na terça-feira (25/10), a pasta havia informado que a medida foi necessária “em função de um aumento na demanda diária”. Entre as providências tomadas pela SES-DF, houve a emissão de um alerta à Central de Regulação da secretaria e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para redirecionamento dos pacientes.
“O uso das bandeiras é reavaliado de acordo com a cor. Para vermelha, é a cada hora; no caso da laranja, de duas em duas horas; e, se a cor for amarela, de seis em seis horas. Isso porque o cenário pode mudar nesses períodos ou em menos tempo”, detalhou a pasta.
Fonte https://www.metropoles.com/distrito-federal/apos-bandeira-vermelha-hospitais-do-df-retomam-atendimento-normal